Mais uma etapa de saques do PIS

agosto 17, 2018 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Mais uma etapa de saques do PIS

pisimagem

O abono salarial do PIS 2018/2019 (ano-base 2017) já está disponível nas agências para os trabalhadores nascidos no mês de agosto.

No caso de beneficiários do Pasep, já podem fazer o saque os servidores com final de inscrição 1.

O benefício pode variar de R$ 80 a R$ 954, dependendo do número de meses trabalhados com registro formal no ano passado.

O calendário de pagamento teve início no fim de junho, para os nascidos em julho. A cada mês, um novo grupo é contemplado, de acordo com o mês de nascimento. O prazo para a retirada de todos os beneficiários vai até 30 de junho de 2019. Se não for resgatado até lá, o dinheiro voltará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O abono do PIS, pago pela Caixa Econômica Federal, é devido aos trabalhadores da iniciativa privada. O Pasep, destinado aos servidores públicos, é de responsabilidade do Banco do Brasil (BB).

Os correntistas dos dois bancos recebem o depósito diretamente em conta, dias antes do cronograma estabelecido para os demais trabalhadores.

Mas atenção : abono salarial é diferente de cota. As cotas são devidas apenas a quem trabalhou no período de 1971 a 1988, com registro formal, independentemente do valor da renda mensal. Esse saque pode ser feito agora por cotistas de todas as idades, mas somente até 28 de setembro deste ano. Depois desta data, a retirada voltará a exigir idade mínima de 60 anos.

Já o abono salarial é pago anualmente a quem trabalhou pelo menos um mês no ano-base de referência (neste caso, 2017). Além disso, a pessoa deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos.

Também é necessário que o empregador tenha informado corretamente os dados do empregado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) referente ao ano-base. Por fim, é preciso estar inscrito no PIS/ Pasep há cinco anos ou mais.

Fonte : Jornal Extra

Comentários