Juíza diz que há risco na Niemeyer até sem chuva

julho 17, 2019 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Juíza diz que há risco na Niemeyer até sem chuva

Em um despacho ontem sobre a Avenida Niemeyer, a juíza Mirela Erbisti, da 3ª Vara de Fazenda Pública, escreveu que ainda há riscos de deslizamentos na encosta mesmo em dias secos. A magistrada afirmou que é “imprescindível que tais obras (que estão sendo feitas pela prefeitura) sejam suficientes e adequadas para que se possa devolver à população uma via segura”.

Ajuíza ainda não julgou o mérito da ação, em que se discute o fechamento da avenida. No último trâmite, ela aceitou a Associação de Moradores de São Conrado (Amasco) como parte do processo.

Porém, no despacho, ela analisou os argumentos a respeito da situação da Niemeyer que foram apresentados pelos peritos indicados pela Justiça e pelos técnicos da Geo-Rio. Segundo a magistrada, a própria obra que a prefeitura está fazendo representa riscos para quem passapelo via. Além disso, ela destaca a falta de protocolo de fechamento da avenida em dias com vento forte. “Ocorre, entretanto, que o risco não se exaure quando o solo estás ecoe por maisques e entenda a necessidade da avenida para aviabilidade urbana, acesso aos moradores e ao comércio local”, escreveu. “Existem outros fatores, que ainda precisam ser revistos e desautorizam, por ora, a abertura do trânsito na Niemeyer”, diz um trecho da decisão.

O presidente da Amasco, José Britz, disse que vai se reunir com moradores e técnicos :

— Vamos pedir uma posição da juíza para que o bairro volte a respirar, com o menor dos riscos, é claro.

A juíza também atendeu a um pedido dos moradores do Vidigal e permitiu a circulação de micro-ônibus na Niemeyer. Os veículos, no entanto, terão que respeitar o protocolo de fechamento da via em dias de chuva.

Laudo feito por peritos judiciais, divulgado pelo GLOBO na semana passada, não recomenda a reabertura da Niemeyer, mesmo em dias secos. Procurada, a prefeitura não se manifestou, mas o prefeito Marcelo Crivella tem repetido que a via tem segurança.

Fonte : O Globo

Comentários