Jair Bolsonaro propõe 62 anos para os homens e 57 para as mulheres se aposentarem na Reforma da Previdência

janeiro 4, 2019 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Jair Bolsonaro propõe 62 anos para os homens e 57 para as mulheres se aposentarem na Reforma da Previdência

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse ontem que a proposta de reforma da Previdência de seu governo prevê uma idade mínima para aposentadoria de 62 anos para os homens e 57 anos para as mulheres.

A declaração foi dada durante entrevista ao SBT, a primeira depois da posse.

De acordo com Jair Bolsonaro, a idade subiria um ano a partir da promulgação da reforma e mais um ano em 2022. E afirmou que deixará para seu sucessor a decisão de continuar aumentando esse parâmetro entre 2023 e 2028.

O presidente não explicou se essa idade valeria para os trabalhadores do INSS, para os servidores públicos ou para ambos.

“Essa é que é a ideia. Porque quando você coloca tudo de uma vez em um pacote… Primeiro que você pode errar, e nós não queremos errar. Mas a oposição, como regra no Brasil, quanto pior estiver o governo, melhor. Vai usar os 65 anos para dizer à população que nós fizemos uma tremenda maldade”, afirmou.

Atualmente, para conseguir a aposentadoria integral, as mulheres devem ter contribuído por ao menos 30 anos e, na soma com a idade, atingir 86 pontos. Ou seja, é preciso ter, no mínimo, 56 anos.

No caso dos homens, a soma deve ter 96 pontos, somando 35 anos de contribuição e 61 anos de idade.

A proposta apresentada pelo ex-presidente Michel Temer era que, até 2042, a idade mínima chegasse em 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.

Jair Bolsonaro defendeu regras diferenciadas para o INSS, alegando que os trabalhadores do setor privado estão sujeito a intempéries, diferentemente dos servidores públicos. Destacou ainda que uma idade mínima de 65 anos é “um pouco forte” para algumas profissões.

Fonte : Jornal Extra

Comentários