Detran e cartórios do Rio criam parceria para melhorar a segurança na compra e venda de veículos

março 29, 2018 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Detran e cartórios do Rio criam parceria para melhorar a segurança na compra e venda de veículos

detrancartorio

O Detran, em parceria com todos os cartórios do Estado do Rio de Janeiro, implanta, a partir desta quarta-feira, o DUT (Documento Único de Transferência) Eletrônico. Trata-se de um sistema de comunicação online, pelo qual o cartório comunica a transferência em tempo real ao Detran.

Com isso, o vendedor do veículo não precisa mais fazer a comunicação de venda ao órgão estadual. O objetivo da iniciativa é modernizar e facilitar a vida do cidadão.

No ano passado, 887.579 pessoas registraram a transferência do veículo, mas apenas 113.690 fizeram a comunicação de venda.

A medida dá ao vendedor a garantia de que não será responsabilizado por infrações cometidas após a data da comunicação eletrônica da transferência. E assegura ao comprador que multas anteriores à negociação não serão de sua responsabilidade.

Além disso, caso exista alguma restrição relacionada ao veículo negociado, a transferência não será efetivada, evitando surpresas desagradáveis ao novo proprietário e garantindo-lhe mais segurança jurídica.

A comunicação da transferência será também enviada simultaneamente para o cartório de títulos e registro de documentos do domicílio do comprador do veículo.

Fonte : O Globo

Comentários