Cartórios do Rio de Janeiro dão início à emissão de certidões digitais

outubro 19, 2016 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Cartórios do Rio de Janeiro dão início à emissão de certidões digitais

faxcartorio

A Corregedoria-Geral da Justiça do Rio de Janeiro (CGJ-RJ) realizou encontro entre notários e registradores do estado para lançar Certidões Eletrônicas Extrajudiciais.

O projeto trará facilidade e comodidade para os cidadãos, que poderão emitir certidões online, sem sair de casa.

Desenvolvido junto à Associação de Notários e Registradores do Rio de Janeiro (Anoreg-RJ), o serviço é uma opção para quem não tem como se deslocar até um cartório, e pode obter as certidões praticamente pelo mesmo valor cobrado nas certidões físicas, acrescido de taxa de manutenção.

Para gerar uma certidão digital, basta o cidadão acessar o portal da Central de Serviços Eletrônicos da Associação de Notários e Registradores (Anoreg-RJ), ou ainda o site do cartório extrajudicial.

A Central de Serviços Eletrônicos é semelhante aos sites de compras, o que facilita a navegação.

A Certidão Eletrônica tem a mesma fé pública e validade jurídica da certidão tradicional (em papel), podendo ser utilizada para lavratura de escrituras públicas, contratos de financiamento imobiliário e quaisquer outros documentos públicos e particulares em geral.

Na fase inicial, o projeto irá funcionar em parte dos serviços extrajudiciais do estado, com exceção dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPNs).

Emitirão a certidão digital os Cartórios de Notas, Registro de Imóveis, Registro de Distribuição, Interdições e Tutelas, Protesto de Títulos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Contratos Marítimos e Registro de Títulos e Documentos.

A emissão da certidão online torna-se obrigatória aos cartórios extrajudiciais a partir de 2 de janeiro de 2017.

Fonte : CGJ-RJ

 

Comentários