Cartório RJ

O TABELIONATO DE NOTAS
O Tabelião de Notas é um profissional dotado de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial.
Ao Tabelião compete:
•    Lavrar escrituras e procurações, públicas;
•    Lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados;
•    Lavrar atas notariais;
•    Reconhecer firmas;
•    Autenticar cópias.
Os serviços notariais serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos.

HISTÓRIA DO 15° OFÍCIO DE NOTAS

O 15º Ofício de Notas foi fundado em 1918, com sede na Rua da Alfândega, por Torquato da Rosa Moreira, o primeiro Tabelião, e desde então vem prestando seus serviços com qualidade e eficiência na incessante busca de auxiliar a população a realizar os mais diversos negócios jurídicos.

Como segundo Tabelião, exerceu-o Olegário Mariano, em terceiro, o Tabelião Hugo Ramos, em quarto, a Tabeliã Carmem Coelho.

Em 1998, Fernanda de Freitas Leitão assumiu como quinta Tabeliã deste Ofício de Notas, dando início a um processo de constante modernização das estruturas e das rotinas do Cartório, mediante a informatização dos serviços, a qualificação dos funcionários, sempre com o objetivo de otimizar os mais variados procedimentos, gerar eficiência e satisfação no ambiente funcional e, sobretudo, continuar prezando pela excelência dos serviços prestados.

Nossa tabeliã formou-se como Bacharel em Direito em 1991 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, exerceu a advocacia na iniciativa privada e junto à Caixa Econômica Federal. Admitida em concurso público, exerceu o cargo de Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e a partir de 1998, passou a atuar como quinta Tabeliã deste Ofício de Notas.

Desde então, vem se destacando como palestrante em diversos congressos realizados pela ABAMI – Associação Brasileira dos Advogados do Mercado Imobiliário e pela EMEJ – Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, bem como ministrando cursos na Universidade Veiga de Almeida, no Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio de Janeiro – IEPTB/RJ e no CEPAD, além de publicar em diversos meios artigos que visam à conscientização da sociedade acerca de assuntos polêmicos como a união estável, o casamento e a adoção por pessoas do mesmo sexo.

O 15º Ofício de Notas conta hoje com duas unidades de atendimento: uma no Centro, localizada na Rua do Ouvidor nº 89 e outra na Barra da Tijuca, localizada no Shopping Downtown, destacando-se na prestação de serviços notariais.