Carnês do IPTU já foram emitidos pela prefeitura do Rio de Janeiro

janeiro 14, 2019 por
Filed under: Cartório na Barra da Tijuca, Cartório no Centro RJ 

Carnês do IPTU já foram emitidos pela prefeitura do Rio de Janeiro

Os carnês de pagamento do IPTU 2019, incluindo a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), já foram emitidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Os contribuintes do município receberão as guias nos próximos dias, nos endereços indicados para a remessa ou nos dos imóveis alvos da cobrança.

Aqueles que não receberem os carnês até dez dias antes do vencimento da primeira cota deverão solicitar a segunda via, que estará disponível a partir do dia 21 deste mês.

A data de vencimento da primeira cota ou da cota única será o dia 7 de fevereiro.

Em 2019, a Prefeitura do Rio manteve o desconto de 7% para quem quiser pagar o imposto à vista, mas corrigiu o valor em 3,86%, com base na inflação medida pelo IPCA-E, apurado pelo IBGE, como acontece todos os anos.

Após o vencimento, o prazo máximo para o pagamento do imposto e da Taxa de Coleta de Lixo será o último dia útil de maio de 2020.

A segunda via do IPTU pode ser obtida pessoalmente ou pela internet. O interessado pode procurar o posto de atendimento do IPTU na Cidade Nova, na Rua Afonso Cavalcanti 455, prédio anexo, térreo (Protocolo de Atendimento do IPTU), ou um dos Serviços de Atendimento do Cidadão (SACs).

Neste caso, é preciso levar o número da inscrição imobiliária do imóvel. Este número — composto por oito dígitos — pode ser encontrado no carnê do IPTU do ano passado.

Quem preferir emitir as guias pela internet deverá acessar o site da Secretaria municipal de Fazenda, a partir do dia 21. Será preciso clicar na aba “Serviços” e selecionar “IPTU: Emissão de 2ª via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs, etc”. Depois disso, o contribuinte deverá selecionar “Emissão de segunda via”. Em seguida, “Emissão de 2ª via do carnê (guias 00 do exercício)”.

Depois, será necessário preencher o número de inscrição imobiliária fiscal, escolher o ano e clicar em “Consultar”, para imprimir a guia/cota. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio da central de atendimento 1746.

Fonte : Jornal Extra

Comentários